Estamos com problemas. E agora?

Quando mais da metade dos alunos do 3ª série do ensino fundamental têm nível insuficiente em provas de leitura e matemática, pensamos: e agora?

A educação no país mostra sinais claros de que está com problemas. Estruturais, conceituais, políticos… problemas por todos os lados. Os resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), nesta semana, não deixam dúvidas: os últimos dois anos se passaram sem melhoras na área. Pelo contrário! Em 2014, o índice de alunos com nível insuficiente em leitura, por exemplo, era de 56,2%. Agora, está em 54,7%.

Esse retrocesso preocupa os pequenos estudantes mas, há tempos, assombra a vida dos jovens. Segundo o Censo Escolar (2016), dos alunos que se matriculam hoje na 1ª série do ensino fundamental, 41,5% vão ficando pelo caminho e não terminarão o ensino médio. Pouco mais da metade, vai concluir essa etapa com a idade adequada.

Com isso, muitos jovens brasileiros, entre 16 e 29 anos, estão sem perspectivas de desenvolvimento e crescimento. Eles não conseguiram se preparar para a vida adulta porque não adquiriram os conhecimentos necessários que o mercado de trabalho e mesmo as áreas de empreendedorismo necessitam.

Se formos falar em termos de currículo escolar, esses jovens chegam às  salas de entrevista sem noções básicas de português e matemática. Mas vamos além, habilidades de comunicacão e relacionamento interpessoal, tão importantes nos ambientes sociais, passam ao largo desse grupo.

Para pensar

O assunto é preocupante porque afeta os sonhos dos responsáveis pelo nosso futuro como sociedade. Enquanto a Europa tenta resolver a questão do envelhecimento populacional, o Brasil tem 44,7 milhões de jovens – e, o que é preocupante, 13 milhões sem emprego. Sem conseguir gerar renda – no popular, ter dinheiro – como alcançar sonhos? Quais as perspectivas de vida que esses jovens têm?

Eles têm sonhos. Muitos sonhos. E sabem que é a aprendizagem constante que vai trazer resultados. Mas, em algum momento, se afastaram desse processo porque precisaram tomar uma decisão: vários abandonaram a escola para  trabalhar; outros, tiveram filhos; outros, ainda, terminaram o ensino médio e, com o desânimo da falta de preparo e de oportunidades, estão estagnados.

Repito a pergunta lá do início: e agora?

Queremos ajudar a realmente resolver o problema. É certo que vontade política, prioridade e uma boa articulação ajudariam muito. Mas, enquanto isso acontece nos bastidores, num passo mais lento do que o necessário – os números mostram isso -, precisamos seguir em frente.

A bola está com a gente!

Assim nasceu o Educação Livre. Por meio de uma comunidade de aprendizagem inspiradora, num ambiente colaborativo oferecemos os conhecimentos que preparam os jovens para a conquista dos seus sonhos, para seguir em frente, seguros de que estão melhor preparados do que antes.

Num ambiente colaborativo de troca de experiências e do aprender contínuo, criamos conexões entre quem sabe, quem quer saber mais e quem precisa de pessoas que saibam fazer. Ou seja, criamos a conexão do jovem com o conhecimento e desse mesmo jovem, agora, preparado, com o mercado de trabalho.

É assim que deixamos nossa marca para a construção do futuro de milhares de jovens brasileiros.

Vem fazer parte!

Vem ser voluntário EduLivre


Para saber mais

Leia sobre os resultados da ANA

http://radioagencianacional.ebc.com.br/educacao/audio/2017-10/estudo-mostra-deficiencias-em-leitura-escrita-e-no-aprendizado-da-matematica

http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/saeb/sobre-a-ana

https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/catastrofe-nacional-dizem-especialistas-sobre-resultados-da-avaliacao-nacional-de-alfabetizacao-21991860#ixzz4wddfV8Ne

http://m.folha.uol.com.br/educacao/2017/10/1930040-metade-dos-alunos-de-8-anos-tem-nivel-insuficiente-de-leitura-e-matematica.shtml

Leia sobre o Censo Escolar 2016

http://inep.gov.br/artigo2/-/asset_publisher/GngVoM7TApe5/content/censo-escolar-2016-reforca-desafios-para-universalizacao-da-educacao-no-brasil/21206?inheritRedirect=false

http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/apresentacao/2017/apresentacao_censo_escolar_da_educacao_basica_%202016.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *